• Solange Rodrigues

Em busca de um novo horizonte



O meu nome é Solange Andreza Rodrigues, sou professora de Espanhol há uns vinte anos, o meu objetivo em escrever este artigo é simplesmente incentivar pessoas a agregarem uma nova profissão em suas vidas ou até mesmo a mudarem de área.

Na realidade, o meu contato com a profissão de ensino-aprendizagem da língua espanhola se deu treze anos após concluir a minha graduação em Relações Públicas. Durante estes treze anos, desempenhei diferentes funções, tais como: recepcionista, secretária e empreendedora.

Como empreendedora, obtive muito sucesso financeiro, bem como tive êxito na função de secretária. Fui promovida pelo Presidente da H.Stern Sr. Richard, um inglês que viu em mim uma ótima profissional e me promoveu, ele foi à H. Stern do Recife para fazer uma visita e conhecer a loja, que ficava no Shopping Recife, um dos maiores Shopping Centers da América Latina. Eu fiquei muito lisonjeada por esta promoção vinda do Presidente da H. Stern. Quando eu retornei ao empreendedorismo, recebi do meu pai um quiosque no Terminal Rodoviário em Recife, com seis caixas de água mineral e isso eu transformei em cinco depósitos de água mineral, nos quais ganhei bastante dinheiro. Comprei um imóvel em uma área nobre no Recife e algumas outras coisas. Sou uma pessoa determinada e de muita garra. O mais interessante em relação ao ensino de Língua Espanhola é que jamais tive a intenção de ensinar, contudo eu me considerava bastante comunicativa.

Bom, entrando no tema da minha profissão como professora de Língua Espanhola, explicitarei a minha caminhada em direção ao país onde aprendi a Língua Espanhola. Quando viajei a Nicarágua, estava casada e muito feliz, pois iria conhecer outro País, uma nova cultura e uma nova língua. Eu era muita garota e com muitos sonhos. Ao chegar em Nica(como é chamada pelos nicaraguenses), encantei-me perdidamente pela beleza exuberante de sua natureza, era simplesmente “inolvidable”, ou seja, inesquecível. À noite, um céu estrelado; já durante o dia, o céu de um azul tão intenso, um azul anil, que jamais havia visto. Suas lagoas rodeadas de verdes e montanhas, sua gente simples e acolhedora, todo esse cenário era envolvido por um forte vento, junto com o barulho e o balançar dos galhos das árvores que parecia uma orquestra tocando, era tudo com muito ritmo e harmonia. Tudo isso reunido a um sol brilhante entre folhas e flores de todas as cores, que aos nossos ouvidos parecia uma bela sinfonia. Nicarágua mi Nicaraguita é um País que tem uma gastronomia incrível, sucos diversos e deliciosos, sobremesas fantásticas, restaurantes maravilhosos e requintados.

Posso citar alguns pontos turísticos como: Masaya(cidade do artesanato), tudo muito colorido e feito com muita delicadeza, Laguna de Jiloá, Laguna de Tiscapa, duas cidades de estilo colonial belíssimas, León e Granada, San Juan del Sur, na costa do pacífico. É um cenário bem bonito, há um lago que desemboca nessa praia, areia escura, montanhas e muito verde.

Ao chegar em Nicarágua, fiz amizades com muitos brasileiros, da Embaixada do Brasil, onde meu esposo (atualmente ex-esposo) ia trabalhar diretamente com o embaixador do Brasil. Quando conversei com os brasileiros da embaixada, percebi que eles só falavam Portunhol.

Depois de 2 anos na Nicarágua, voltei para o Brasil e só ingressei na carreira como professora após treze anos, contudo o espanhol ficou bem guardado dentro de mim. Entrei no SENAC (como aluna de espanhol), fiz um teste e passei para o último nível de Espanhol. Ao terminar o semestre, houve uma seleção para professores de Espanhol, eu só tinha minha graduação em Relações Públicas, mesmo assim pude participar da seleção para professora de Espanhol. Os professores que participaram da seleção já lecionavam espanhol, não obstante consegui a vaga de professora, a partir daí, a minha vida docente começou a ser construída.


Fiz curso de Magistério Superior, pela faculdade Esuda (Recife PE); fiz curso em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pernambuco, fiz o curso de Letras Espanhol pela Universidade Federal de Pernambuco, Fui indicada para trabalhar no Núcleo de Idiomas da UFPE, participei de uma parte da tradução do livro Medelín do Caos à Referência Mundial, fiz traduções internacionais, pela FUNDARPE, fui convidada para fazer parte da Diretoria da Associação dos Professores de Espanhol do Estado de Pernambuco por várias gestões e participei de cursos pela Universidad de Alcalá de Henares e muitos outros cursos. Recebi o título Profissional “S” de Sucesso, como também recebi o título do Colégio Marista Excelência no Trabalho Acadêmico, participei na elaboração de provas de vestibular da Faculdade Esuda, UnBidiomas etc.

O meu objetivo é mostrar que podemos lançar “voos” e não devemos ficar parados, estáticos, diante das dificuldades, pois elas existem e devem ser ultrapassadas. Foi justamente no período em que eu tinha perdido o quiosque, quando o governo de Recife pediu para que fossem retirados todos os quiosques do Terminal Rodoviário de Recife. Foi quando fiquei sem trabalho, sem dinheiro, um filho com seis anos, casamento acabado, no entanto comecei a refletir no que eu poderia fazer com a minha vida profissional, na realidade seria refazer, retomar, foi quando em “minhas inúmeras caminhadas sozinha” eu me via sempre sentada no SENAC, olhando o nada e me perguntei: meu Deus, por que estou sempre sentada aqui?

Comecei a olhar o ambiente e vi uma professora descendo as escadas falando Espanhol, Professora Margarida Cerqueira (que me orientou), foi aí que entendi o propósito de estar sempre sentada no SENAC, depois de cada “caminhada de reflexões” sobre a minha vida. O que vem a seguir vocês já sabem: trabalhei no Senac 18 anos, e em tantos outros lugares e sempre dei o meu máximo. A mensagem que quero deixar é que devemos ir sempre em busca de um novo horizonte.




17 visualizações
  • Icon_Facebook
  • Icon_Youtube
  • Icon_Instagram
  • Icon_WhatsApp

IDIOMASEAD - Rua Coronel Murta, 253, Xangri-lá, Contagem, CEP 32187-0000 Minas Gerais

Telefone: 31-3913-9939 - WhatsApp: 31-9300-6486 -  sac@idiomasead.com

Siga:

 

© 2020 Rede Pedagógica